Endometriose e Canabidiol

Texto por: Gabriele Purnhagen | Arte por: Natália Lobo

Um poderoso aliado para a saúde da mulher

Esse texto é para você, mulher – pessoa – com útero, que sofre dos males causados pela endometriose. Para quem não sabe, a endometriose “é uma afecção (uma modificação no funcionamento normal do organismo) inflamatória, provocada por células do endométrio que, em vez de serem expelidas, migram no sentido oposto e caem nos ovários ou na cavidade abdominal, onde voltam a multiplicar-se e a sangrar.” 

Ainda não conseguiu entender? Vou tentar simplificar. Endometriose vem da palavra Endométrio, e o endométrio é a mucosa que envolve a parte interna do útero, sendo super sensível às alterações hormonais que acontecem durante todo o ciclo menstrual de pessoas com útero. 

Se houver uma fecundação é dentro do endométrio que o óvulo irá se desenvolver, e quando essa fecundação não ocorre, parte dele é expelida pelo útero e esse processo é conhecido como a famosa menstruação. O ciclo inicia novamente com a regeneração da parte do endométrio que não foi expelida pelo útero, fechando um ciclo perfeito. 

A endometriose, então, é uma modificação do funcionamento normal nesse ato de expelir parte do endométrio durante a menstruação. Algumas células, ao invés de descer pelo canal uterino, sobem e se alojam em órgãos que não deveriam, e esses órgãos reconhecem as células estranhas sendo causada uma inflamação no local. Isso ocorre, pois este é um mecanismo de defesa do nosso organismo quando reconhece um corpo estranho.

Ficou mais claro agora? Espero que sim, pois essa é uma doença crônica que causa muitas dores nas mulheres e muita gente que acha que essa dor é mimimi. Essas dores são muito piores do que uma cólica normal. Então, manas, fiquem atentas aos sinais do seu corpo e sempre procurem um ginecologista, não é normal sentir dores excessivas durante o período menstrual. E manos, respeitem os corpos femininos. Importante alertar que se a endometriose for identificada tardiamente ela pode levar à infertilidade.

Agora, vamos direto ao ponto, a cereja do bolo desse texto: como o canabidiol pode ajudar mulheres que sofrem com essa doença? 

Hoje, há apenas dois tipos de tratamentos reconhecidos para a endometriose: o uso de pílulas anticoncepcionais, que bloqueiam a produção de estrogênio (hormônio que alimenta essas células que produzem as substâncias pró-inflamatórias e doloridas) ou uma cirurgia para remoção dessas células. 

Porém, muitas vezes, como nós mulheres sabemos, esses tratamentos não funcionam efetivamente na resolução da doença, ou então são muito agressivos com nosso corpo e acabam causando subproblemas em nosso organismo, além da doença já existente, como por exemplo: ansiedade, dificuldade para perder peso e ganhar massa muscular, risco de desenvolver uma trombose, etc. 

Gotas mágicas

Agora vamos juntes estudar a possibilidade de uma cura feminina com uma planta de poder feminina? Vou falar um pouco mais sobre o canabidiol, mais conhecido pela sigla CBD, que é uma substância extraída da Cannabis Sativa, uma plantinha linda que sofre muito preconceito e repressão do patriarcado, por ser mulher, assim como eu e você, leitora. 

Esse óleo possui propriedades anti-inflamatórias e tem mostrado resultados positivos em mulheres que já utilizam ele como forma de tratamento para endometriose. E agora você deve estar se perguntando “mas como o canabidiol funciona no tratamento da dor?”

O corpo humano produz seus próprios canabinóides e possui seus próprios receptores CB1 e CB2 no cérebro e no corpo, respectivamente. Os receptores CB1 no cérebro controlam emoções, pensamentos, apetite, movimentos, dor e memórias. Os receptores CB2, por sua vez, influenciam o sistema imunológico do corpo. 

O uso do óleo de canabidiol estimula o organismo humano a produzir mais canabinóides. Então, além de ajudar a mulher com a inflamação e a dor causada pela endometriose, o óleo também vai ajudar a regular as questões emocionais que ficam abaladas com o período menstrual e a doença em si. Uma alternativa válida para considerar junto do seu ginecologista, não acha?

Lembrando que não estamos fazendo apologia ou querendo te influenciar a fazer qualquer tipo de tratamento sem acompanhamento de um profissional. Estamos aqui para disseminar conhecimento e desmistificar os tabus criados em cima de uma planta que está aqui apenas para nos ajudar. 

Sempre procure ajuda de um profissional, exponha para ele sua vontade de fazer um tratamento mais natural e menos agressivo, e juntes decidam o que é melhor para você! Estamos todes passando pelo mesmo momento de revolução na forma como tratamos nossas doenças, então o diálogo é necessário. Para nós da Revista Ganja, a cura está no natural!

Muita luz e amor, Gabi Purnhagen.

Para saber mais sobre esse assunto e não acreditar apenas em minhas palavras, segue algumas referências e fontes para você estudar mais sobre esse tema, se assim desejar: se informe, se atualize, tenha pensamento crítico e não vá junto com a maré da desinformação!

Com informações de:

Saúde: Canabidiol e o uso medicinal no combate da endometriose | CLAUDIA (abril.com.br) 

O canabidiol no tratamento da endometriose | SEGS – Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação

O canabidiol no tratamento da endometriose • CBDMed Brazil

CBD para Endometriose: os benefícios da terapia com canabidiol (easelabs.store)

O canabidiol no tratamento da endometriose | O Debate

Ensaio clínico em Endometriosis: Cannabidiol (CBD) Extract, Acetato de noretindrona, Intervenção do microrganismo intestinal sem comprometimento cognitivo ao nível – Registro de Ensaios Clínicos – ICH GCP