LU, A HISTÓRIA INFANTIL SOBRE AUTISMO E CANNABIS

Texto por: Marcel Lyra

Autismo e cannabis

A maioria das pessoas da comunidade canábica ou fora dela, sejam eles pacientes, pais, familiares ou médicos, já ouviram falar sobre Transtorno do Espectro Autista (TEA) e cannabis. Existem muitos relatos do uso circulando pela internet e hoje, felizmente, muitos estudos acerca do tema estão surgindo.

Pensando justamente em informação e combinando esses temas dois argentinos, Cristian Bernachea, autor, e Mario Sánchez, ilustrador, deram vida para ‘Lu’, um livro infantil bem particular que também conta com o apoio de mais de 120 organizações argentinas, incluindo Mamá Cultiva e tgdpadrestea – La Red Federal, um grupo de pais de pessoas com transtorno do espectro autista, e foi assim começou a ideia do primeiro conto infantil sobre cannabis e autismo.

‘Lu’ se passa em um jardim de infância. Cris, a criança narradora, conhece Lu e com o tempo percebe atitudes que chamam sua atenção. O livro é dividido em pequenos capítulos em que a avó de Cris atua para que o relacionamento seja fortalecido nos momentos mais difíceis. A família de Lu abre as portas para Cris e lá ela descobre que tem plantas mágicas e escondidas.

Durante 2020, um pouco desacelerado pela pandemia e um pouco cheio de entusiasmo para compartilhar seu trabalho , Bernachea conversou com organizações de todo o mundo, de Porto Rico à Austrália, passando pela Holanda e Estados Unidos e, obviamente , Argentina. A grande maioria das organizações apoiaram a história, sejam sobre autismo ou cannabis, e finalmente os criadores de Lu conseguiram chegar ao Ministério da Cultura da Nação na Argentina.

Projetos como esse existem para fortalecer os relatos e estudos por todo mundo que apontam o uso da cannabis medicinal sobre uma melhora significativa no que se diz respeito ao comportamento, funcionalidade, qualidade de vida, além de especulações sobre a ação dos canabinóides influenciarem nos sintomas centrais do transtorno, como na interação social na vida de pacientes.

Em breve, ‘Lu’ também assumirá a forma de um audiobook, para que possa chegar também às pessoas com problemas visuais. O livro também foi traduzido para o português e estará disponível em PDF para quem se interessar, entre em contato com o autor Cristian Bernachea através do Instagram @cristian_bernachea para informações de como ter um exemplar.