A MACONHA VINDO DO MAR EM LATAS

Texto por: Alisson Veloso

O curioso caso do Verão da Lata

Existem verões que são inesquecíveis, mas o verão de 1987/1988 fez seu nome e ficou marcado na história. Imagina estar sentado na beira da praia, apenas curtindo a brisa do mar, e de repente uma lata de 1,5kg de maconha vem da água para você. Acha impossível? Pois saiba que já aconteceu, e foi aqui no Brasil! 

Hoje vamos falar sobre um dos mais icônicos episódios sobre ganja no Brasil, o curioso caso do VERÃO DA LATA. 

Toda a história gira em torno do navio Solana Star e seus tripulantes, que em 1987 estariam levando cerca de vinte e duas toneladas de maconha da Tailândia até Miami, e para isso precisavam passar pela costa do Brasil. Tudo estava saindo como esperado, até a agência de repreensão às drogas dos EUA (DEA), prender o líder da operação em Miami, descobrir o plano dos traficantes da Solana Star, e comunicar às autoridades brasileiras. A Partir disso a Polícia federal, junto com a Marinha, montaram uma verdadeira operação de guerra para encontrar o tal navio maconheiro, mas não tiveram nenhum sucesso (por pouco).

O Solana Star, passava por dificuldades mecânicas e precisava atracar na costa brasileira para realizar reparos. Só que antes de atracar os tripulantes do navio avistaram um contratorpedeiro brasileiro, eles ficaram apavorados, com medo de serem presos com toneladas de maconha no navio. Então o que eles fizeram? Isso mesmo, jogaram o flagrante em alto mar com a intenção que a carga afundasse, porém para o desespero deles, ela continuou boiando! O navio não foi avistado pelas autoridades, mas agora quinze mil latas de maconha, cada uma com 1,5Kg, infestavam a costa sudeste do Brasil e faziam a festa de banhistas canábicos.

As latas começaram a aparecer no Rio de Janeiro, e foram aparecendo da Bahia até o sul do Rio Grande do Sul. A polícia até tentou conter a população, mas só 3 mil latas foram recuperadas pela polícia, o resto se perdeu no mar, ou virou fumaça na mão de surfistas, moradores e banhistas que tiveram a sorte de se deparar com o Verão da Lata.

Até hoje não se sabe ao certo quantas latas do Solana Star foram recuperadas pela população, mas os relatos dizem que moradores, caseiros, surfistas e pescadores passavam os dias procurando mais latas premiadas. Até o Tim Maia passava horas olhando pelos seus binóculos para ver se tirava a sorte grande (Como conta Nelson Mota em sua Biografia).

O navio por sua vez só foi localizado depois que já estava atracado no porto do Rio de Janeiro, e sete traficantes haviam fugido, só um ficou e se declarou cozinheiro do navio.

Identificado como Stephen Skelton, o cozinheiro que havia conseguido fugir do contratorpedeiro e da marinha, não conseguiu fugir do amor. Se apaixonou por uma brasileira e decidiu ficar em nossa terra amada em vez de fugir com o resto da tripulação. A paixão brasileira acabou dando errado, e Skelton foi preso e condenado a 20 anos de prisão (mas cumpriu apenas um).

O verão da lata logo ficou muito conhecido na cultura pop brasileira, em camisetas, em quadrinhos do Angeli, na marcante voz do Cid Moreira, e até em filmes. A repercussão foi tão grande que “Da Lata” virou sinônimo de algo bom, fazendo referência a qualidade do conteúdo das latas do Solana Star. 

O Jornalista Eduardo Bueno descreve o fato de uma forma muito particular: “Na história do Brasil só aconteceu coisa ruim, com exceção do verão de 87 para 88”. Testemunha ocular do fato diz não se lembrar de nada devido a qualidade da Ganja “Eu não lembro de nada, nem sei como estou contando essa história”

Nós nunca vamos ter noção das alegrias, alívios e histórias que essas latas geraram, mas por outro lado, ficamos com uma história surpreendente de um Brasil que catava latas de maconha na praia apenas dois anos depois da ditadura militar. 

E você, o que faria se o Solana Star tivesse despejado sua carga no mar brasileiro nos dias de hoje? 

Com informações de: 

Istoé – A lenda do Verão da Lata

The summer Hunter – Os anos 1980 no Rio de Janeiro e a maravilhosa história do verão da lata

Diário do Rio – História do Verão da Lata: quando maconha boiava nas praias do RJ

Uol – “Verão da Lata” conta como 22 toneladas de maconha acabaram nas praias brasileiras em 87

Nelson Motta – De cu pra lua: Dramas, comédias e mistérios de um rapaz de sorte

Verão da Lata – Baseado* em uma história real (2014)