Budtender!

A legalização da maconha em países como o Canadá, Uruguai e Estados Unidos tornou possível o acesso a produtos à base de cannabis em prateleiras de lojas focadas na venda da planta. Com isso, criou-se a necessidade de encontrar pessoas que antes mesmo da legalização já tinham conhecimento, trabalhavam e/ou estudavam a planta para atender e educar os clientes sobre diferentes tipos de erva, usos e formas de consumo. Esses profissionais foram chamados de Budtenders, que quer dizer “alguém que cuida de Buds” (flor da cannabis, em inglês).

Embora pareça que o trabalho do Budtender seja apenas vender flores de maconha, o dia-a-dia em um dispensário envolve mais que isso. Além dos diferentes tipos de plantas existe uma grande variedade de produtos como capsulas, óleos, sprays, comestíveis, concentrados, tópicos, entre outros que ainda estão surgindo com a crescente expansão do mercado de maconha legal.

Cabe ao Budtender conhecer desde a biologia da planta até formas de consumo, efeitos, concentrações, dosagens, produtores e aspectos da legislação para poder passar informações corretas e precisas, especialmente quanto à dosagens e componentes químicos.

Esse que é considerado por muitos “o melhor trabalho do mundo” geralmente envolve um ambiente de trabalho descontraído. Porém, a crescente popularidade da cannabis e os novos estudos sobre os benefícios da planta faz com que os dispensários recebam muitos curiosos, leigos e pessoas com as mais diversas patologias, diagnosticadas ou não. Faz parte da função do Budtender auxiliar pessoas que buscam a planta para tratar doenças como câncer, doença de Parkinson, artrite, ansiedade, insônia, enxaquecas, uso de drogas, entre outros.

A legalização da Cannabis trouxe benefícios políticos, econômicos e sociais principalmente pelo fácil acesso aos produtos de maconha em prateleiras de lojas. Para o Budtender, além de todo conhecimento agregado, a legalização trouxe uma quase-obrigação de testar os produtos e a certeza de dividir um baseado entre a equipe no final do expediente. Budtender é como eh chamado o profissional que trabalha em lojas de maconha.