”Que droga é essa?” – O curso

Alguém aí buscando mais informação sobre drogas?

Taí o curso ‘QUE DROGA É ESSA?’ da Perestroika @peresgram trazendo conhecimento seguro e responsável sobre o assunto. Presença ilustre de Eduardo Schenberg @ee_schenberg. Se liga no conteúdo!

Módulo 1: Introdução
Uma introdução ao curso com uma exploração linguística do significado do termo “droga” e seus sinônimos. O módulo conta também com uma navegação pelos métodos de classificação das drogas, como por exemplo a jurídica, química, farmacológica, entre outras. E o que isso tudo revela sobre perigos e benefícios das drogas.

Módulo 2: Quem, onde, como?
Quem usa drogas, em que lugares do planeta e desde quando se faz isso? Neste módulo vamos explorar a história, geografia e, claro, a política atual sobre as drogas, que está em plena transformação no mundo todo.

Módulo 3: Drogas e o corpo
Droga só faz sentido quando interage com um corpo. Vamos explorar como as drogas agem no corpo, por onde elas entram, por onde saem, o que fazem enquanto passeiam pelos órgãos e o que o corpo faz com elas e, principalmente, o que acontece no cérebro e na mente.

Módulo 4: Drogas pra que?
Se o uso de drogas é tão antigo e contínuo na história da humanidade, pra que servem as drogas? Quais as utilidades destes fármacos, sejam atualmente lícitos ou ilícitos? Por outro lado, o que exatamente é a dependência química, o maior perigo das drogas?

Módulo 5: Uso seguro: é possível?
Neste último módulo faremos uma revisão dos conceitos fundamentais apresentados ao longo do curso. Vamos tentar responder a pergunta crucial: é possível fazer uso seguro de drogas? Qual o modo de proteger tanto quem não deve usá-las, quanto aqueles que precisem usá-las ou queiram usá-las?

Para quem é este curso?

PAIS
Se você tem filhos, é natural que se preocupe. Mas sempre surge a pergunta: Como e quando falar sobre o assunto? O melhor jeito de protegê-los e previnir é através de informações adequadas, sem simplismos. Para eles e para você.

GESTORES PÚBLICOS E POLÍTICOS
Você já parou para pensar nas consequências das políticas públicas de drogas? Como elas surgiram e por quê? Como elas influenciam a nossa sociedade como um todo?

ATIVISTA
Seu ativismo é importante, mas é preciso ir além. Ajude a construir um debate mais saudável e verdadeiro. Junte mais argumentos e aprofunde seus conhecimentos sobre as drogas.

USUÁRIO
Você, talvez, ache que não dá nada. Ou que sabe tudo sobre a droga que consome. Mas existem várias nuances entre uso, abuso e dependência. Além disso, é importante ter consciência do que acontece no seu organismo quando você usa drogas.

ESTUDANTES
Drogas estão nos ambientes escolares e acadêmicos. Nesses locais, a influência do grupo de amigos geralmente é grande em nossas decisões. Por isso, quanto mais informações você tiver sobre as drogas, mais conscientes serão suas escolhas.

ADVOGADAS(OS), JUÍZES, PROMOTORES E TODO O MEIO JURÍDICO
Drogas são assunto jurídico, mas também são social e científico. É importante conhecer e entender todos os lados para lidar melhor com o assunto, já que boa parte das pessoas encarceradas no Brasil hoje estão envolvidas com o tráfico de drogas.

PSICÓLOGAS(OS)
Drogas não afetam só o cérebro, mas a mente. Precisamos refletir sobre como elas podem influenciar o psicológico das pessoas, seja de maneira positiva ou negativa. Além disso, é necessário entender melhor a dependência química e suas possibilidades de tratamento.

MÉDICAS(OS), PROFISSIONAIS E ESTUDANTES DA ÁREA DA SAÚDE
Remédio também é droga, mas droga não é só remédio. Podemos descobrir novas perspectivas de tratamentos alternativos e novas pesquisas sobre o assunto. Também é importante desmistificar tabus sobre a influência das drogas no corpo.

JORNALISTAS
Ao falar sobre drogas na mídia, é preciso ter clareza e conhecimento dos conceitos sobre o assunto para divulgar fatos e não boatos. É preciso passar informações corretas, com base na ciência e em dados.

PROFESSORES
Droga também é questão de educação. Professores têm grandes responsabilidades em passar informações corretas. Você já parou para pensar no que você sabe sobre drogas? Se o que você sabe é firmado em fatos ou se está apenas reproduzindo discursos prontos?

CIDADÃO BRASILEIRO
A política de droga tem efeitos na nossa cultura, em nosso comportamento, saúde e segurança. Entender mais profundamente sobre um assunto tão delicado é uma evolução necessária e urgente no exercício da sua cidadania.

Para saber mais e inscrições PERESTROIKA